Carta de resposta aos artigos, da autoria de José Barriga

Imprimir
Criado em segunda, 14 março 2005, 00:00

Ao Exmo Senhor Director do PÚBLICO José Manuel Fernandes

Na vossa edição de hoje, o artigo sob o título "Há dezenas de pistas de aterragem a funcionar sem controlo em todo o país" está apresentado de uma forma tal que a interpretação imediata é: não controlam os aviões e depois é só droga por aí!

 

Como se não bastasse foi dado ênfase a uma ideia, cujo interesse público é duvidoso: se não há condições de controle de quem utiliza uma pista, esta deverá ser destruída!

Penso que a jornalista deveria ter evitado a abordagem superficial do tema e ter pegado apenas na vertente apresentada. Julgo que faria todo o sentido ter olhado, para que servem afinal estas pistas todas! Porque quem está de fora do tema e lê este artigo, quase de certeza que ficará a pensar que estas pistas são o paraíso dos traficantes de droga!

Quanto à ideia de fechar as pistas que não são passíveis de controlar: bom, que dizer sobre isso? Feche-se também as escolas que não se conseguem vigiar? Feche-se bares e discotecas que não pode ser controlados? Feche-se portos, marinas e praias que não se consegue controlar?

Está a ser cada vez mais difícil ser piloto de lazer ou desportivo em Portugal. Uma actividade que por inerência não é barata, sem apoios financeiros de lado nenhum e onerada burocraticamente por várias vias, assiste agora a mais uma tentativa de retirar a sua liberdade de expressão.

Mais uma vez está a pagar o justo pelo pecador!

Aqueles que têm uma licença aeronáutica válida, que voam aeronaves com certificado de navegabilidade válido e usam pistas certificadas é que vão ficar restringidos na prática da sua actividade! Porque quem quiser praticar crimes, poderá faze-lo mesmo sem licença aeronáutica, usando aeronaves sem matrícula, a partir de um campo qualquer, seja em Beja, Faro ou noutro sítio qualquer deste país.

 

José Barriga
Piloto de planadores (com licença válida emitida pelo INAC)

Copyright 2011 Carta de resposta aos artigos, da autoria de José Barriga. Voo à Vela em Portugal
Templates Joomla 1.7 by Wordpress themes free